quinta-feira, 28 de agosto de 2014

New Horizons uma promessa de Grandes descobertas no Sistema Solar Exterior


Em 2006 pra ser preciso em janeiro daquele ano uma espaçonave não tripulado deixou a terra deixando apenas fumaça e uma geração esperançosa por novas descobertas ou como o nome da própria nave diz em busca de novos horizontes no espaço, em um lugar tão longe que desperta a imaginação dos astrônomos há décadas, é a ultima fronteira do sistema solar
onde se localiza o planeta plutão e o cinturão de kuiper.


Espaço


A sonda new horizons com certeza é a missão mais ousada do século 21, mas poucas pessoas sabem disso, desde que as duas irmãs voyage deixou a terra nos anos 70 e 80 o interesse só aumentou no sistema solar externo e ao astro que la estão, alias lí muito a respeito sobre as espaçonaves Voyage e ate mesmo cheguei a me emocionar, é incrível saber 
que duas espaçonave de fatos continua viajando ate hoje em direção ao provável eterno.  A  missão new horizons é semelhante as espaçonaves voyage mas com equipamentos mais sofisticados e  mais avançados.



Confira alguns equipamentos que a nave esta levando a bordo.

Long Range Reconnaisance Imager (LORRI) - Câmera de longa distância focal projetada para responsividade e resolução elevadas em comprimentos de onda visíveis. O instrumento é equipado com um sensor CCD monocromático de alta resolução (1024×1024) com abertura de 208,3 mm, capaz de uma resolução de 5 microrradianos aproximadamente umsegundo de arco.  O CCD fica sobre temperatura baixa.


Ralph - O Ralph irá criar dois mapas de cor das superfícies de Plutão e Caronte com uma resolução de até 250 m por pixel, bem como mapear a composição das superfícies dos dois corpos.


Alice - Um espectrômetro de imagens ultravioleta para estudar a atmosfera de Plutão. Alice pode ser operado em dois modos: o modo "airglow" em que as emissões da atmosfera são medidos, e o modo "ocultação", que aponta o instrumento para o sol ou para outro astro luminoso através da atmosfera de Plutão e determinará a composição desta através da análise de como a luz do sol é absorvida


Pluto Energetic Particle Spectrometer Science Investigation (PEPSSI) - É um espectrômetro de íons e elétrons para procurar átomos neutros que escapam da atmosfera de Plutão e são eletricamente carregados pelo vento solar. No instrumento, íons com energia entre 1 e 5000 keV e elétrons com energias de 20 a 700 keV são detectados, e a massa e energia de cada partícula são medidas. O PEPSSI pesa 1,5 kg e requer, em média, 2,5 watts de potência


SWAP - Tem a finalidade de medir a interação de Plutão com o vento solar.Radio Science Experiment (REX) - Consiste em um pequeno circuito integrado que contém um sofisticado sistema de processamento de sinais de rádio. A sonda dispõem de duas cópias do REX e pode utilizar ambas simultaneamente. A finalidade deste instrumento é a de medir a temperatura da atmosfera e a sua pressão, medir a densidade da ionosfera e procurar por atmosfera em Caronte.


Venetia Burney Student Dust Counter (VBSDC) - Consiste em um medidor de poeira interestelar, construído por estudantes da Universidade do Colorado em Boulder, que opera todo otempo da viagem fazendo a medição de poeira. Nomeado em homenagem à menina que deu nome ao planeta em 1930, um documentário de treze minutos sobre este aparelho ganhou o Prêmio Emmy de melhor desempenho escolar em 2006.




A New Horizons teve sua velocidade alterada diversas vezes afim de conserta a sua trajetória.



Nas datas de  28 e 30 de janeiro de 2006 os técnicos do Controle de Missão fizeram as primeiras alterações na trajetória da sonda, divididos em duas partes. A mudança total na velocidade foi de 18 m/s ou 65 km/h. A manobra foi feita com tanta precisão que dispensou a segunda das três correções previstas.  Durante a semana de 20 de fevereiro, os controladores de voo fizeram os primeiros testes em voo de três equipamentos científicos a bordo, o espectrômetro de imagens ultra-violeta Alice, o sensor de plasma PEPSSI e a câmera de longa distância focal LORRI. Nenhuma medição científica ou imagens foram feitas mas os instrumentos eletrônicos, e, no caso de Alice, alguns sistemas eletromecânicos, mostraram estar funcionando corretamente.
Em 7 de março de 2006, às 17:00 UTC, os controladores fizeram a terceira correção de curso prevista. Os motores da sonda queimaram por 76s ajustando a velocidade da espaçonave em 1,16m/s ou 4,2km/h. Em 25 de setembro de 2007 outro ajuste foi feito, com 15m37s de combustão dos motores, mudando novamente a velocidade da nave e em 30 de junho de 2010 a última correção foi feita, com os motores queimando por 35,6s.


Passando pelas órbitas de Planetas como Marte e Júpiter.
Em 7 de abril de 2006, às 10:00 UTC, a sonda passou a órbita de Marte, afastando-se a cerca de 21 km/s do Sol (76.000 km/h) e a uma distância solar de 243 milhões de quilômetros, a nave passou também por alguns asteroide, mas a principal passagem foi por jupiter onde ele aproveitou sua gravida
para ganhar impulssão e assim acelerar sua viagem, algo gênial. Na passagem por júpiter a nave capturou imagens da superficie gasosa do gigante planeta e de suas luas.

Júpiter


A esperada chegada.

Sonda


A previsão é de que a nave chegue por volta de 14 de Julho de 2015, mas nunca se sabe oque pode acontecer, eu mesmo torço muito para o sucesso da missão pois fico feliz em saber que a minha geração vai apreciar esse histórico fato, depois que a new horizons finalizar sua missão ela ira dedicar sua investigações ao espaço interestelar assim como as gloriosas naves voyages, ambas irão um dia perder o sinal de comunicação com a terra e ficarão perdida no universo pra sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário